BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Venda de todos

Lê uma matéria dos sindicatos dos bancários, sim, sindicato, onde se comemorava o dia mundial do meio ambiente, mas havia um apelo não uma comemoração como a maioria dos jornais e revistas, isso me chamou atenção.

Trecho onde se dizia que “Há muitos anos que ONGs ambientais pressionam, sem sucesso, a instituições financeiras para que mantenham um controle rígido sobre o destino do dinheiro que emprestaram. Os bancos continuam levando em continuam levando de lado a apenas lucro que pode ser gerado com o negócio, deixando de lado a responsabilidade socioambiental tão propagada apenas nos discursos e nas campanhas publicitárias.

Os bancários tentam despistar, afirmando que são signatárias dos princípios do Equador, que exige cuidados, sócios ambientais nos chamados Project Finance, que envolvem empréstimos superiores a US$ 10 bilhões, para obras de grande porte envolvem cujo total recebido não chega a 5% do montante emprestado pelo sistema financeiro.

Não existe qualquer controle para saber se os 95% restantes serão usados para desmatar ou queimar reservas florestais, poluir rios, destruir manguezais ou promover o trabalho escravo com dinheiro dos bancos.”

Tem algumas coisas que incomodam, pelo fato tratar assuntos sérios mostrando a parte bonita. Marketing sócio Ambiental está em alta, isso é bom, as pessoas começam a ver e perceber, o que está ocorrendo com o nosso planeta.

Mas com isso empresas dizem que seu produto ou industriais não agride o meio ambiente, obtêm casos que como sabem a propaganda enganosa se em caixa perfeitamente. Com propagandas e discursos bonitos que estão preocupados, com o nosso planeta, mas que na verdade, objetivo de todo esse marketing ecológico apenas lucro.

Ninguém é obrigado a pesquisar se a empresa ou produto está realmente preocupado, com esse problema. Mas ás vezes me pergunto, se estamos mesmos preocupados, ou se também obtemos falsas informações sobre esse assunto.

Todos dizem que o nosso “Pulmão” é a Amazônia, por que não abre o mapa, olhe, ela é tão grande assim pra suprir todo nosso oxigênio. Primeiro as árvores, em sua fase de crescimento consomem 65% do Oxigênio que libera, mas há quem faz esse processo com mais eficácia do que as árvores, os rios, principalmente as algas, por que na verdade as mitocôndrias são as que mais liberam oxigênio na atmosfera.

Sinceramente ando em um tipo “ Não acredito nos dados que me mostram, que se dizem serem concretos” sim, sempre leio artigos sobre o assunto. O problema na verdade é a corrupção do homem.

Somos individualistas demais, vemos madeireiros trabalhando cortando árvores, de um porte antigo, onde devia estar sendo mantida em segurança.

Mas esses trabalhadores, como outros como carvoeiros e seringueiros, por exemplo, trabalham ainda em um sistema de escravidão não á salário, só dividas acumulativas com o patrão, alguns não tem até mesmo certidão de nascimento, dados como indigentes pela sociedade, excluídos. Para aonde vão, trabalham, pois para eles não resta outra saída.

Patrões, que acham que vivem em sistema feudal, seus trabalhadores sem algum tipo de instrução de seus direitos, ou da floresta, onde cabe a eles saber.

Existem alguns órgãos onde fiscalizam, mas nunca vi de aculturamento, explicando por que é preciso reflorestar, ou ter um projeto, mostre o que deve ser retirado, o que deve ser preservado.

Alcançamos um nível, que não podemos ficar sem matéria prima, mas até quando terá, pra suprir, todo esse crescimento rápido que vem ocorrendo.

Mas há modos de reverter alguns pontos como foi feito com o álcool, o biodiesel, matéria prima à cana de açúcar, agora, começaram a cultivar cana, muito rápido, com o marketing que gerou no exterior. Como também ocorre com o carvão e a soja, várias áreas, que deveriam ser preservadas agora são campos de soja, ou carvoarias.

Se eu disser quem é o maior culpado de Aquecimento global ou Efeito Estufa, entre 10 pessoas, acredito que pelo menos 8 irão dizer os E.U.A, por que adoramos olhar a grama do vizinho, e esquecemos de cortar a nossa.

Não é o fato de Aquecimento Global me preocupa “ta me preocupa!” Mas o que me aborrece mais é o fato colocarem uma venda nos olhos fingindo que nada está ocorrendo.

Mas por que perdemos alguns valores essenciais, por que deixamos nos autodestruir, sem questionamentos, sem planos, olha em sua volta, possuímos de mais belo, algo que possuímos, mas esquecemos, carinho, por que não pode demonstrar pelo nosso planeta, é tão difícil assim, agradecer pelo que temos, pelo que nos e oferece, mas é mais fácil aceitar o que alguém já propôs é mais fácil ver o mundo com uma venda, “o que não vemos, o coração não sente mesmo, não é mesmo!”.

Mas não só essa venda que continuamos a tampar nossos olhos, tampamos para nossa família, para nossos amigos, escondemos o que realmente sentimos, o que desejamos, sempre pensando o que o outro vai achar, será que ele liga pra você. Somos tão pequenos em uma sociedade, será que ela liga pra você, como você liga pra ela!

Pergunto-me quanto tempo, ainda precisamos para perceber que o planeta e tudo que está em nossa volta, sempre cuidou de nos, mas agora precisa de cuidados, precisamos mais dela, do que ela de nos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Pergunto-me quanto tempo, ainda precisamos para perceber que o planeta e tudo que está em nossa volta, sempre cuidou de nos, mas agora precisa de cuidados, precisamos mais dela, do que ela de nos.

essa ultima frase me comoveu *-* UIOASUSAIOUSAISAU!

vcs escrevem hiper bem ein *-*
uhuuuull.. parabens :D

te amoo paneeeela <3

Lipe disse...

Pamy vc realmente estava inspirada! Ou melhor indgnada!

Sabe como eu comentei outro dia num sei onde. "As pessoas estão querendo comprar nossas matas pedacinho por pedacinho, o dia que perceberem que a maior parte do O2 reciclado vem das aguas eles vão vender os mares e rios".

Outra coisa... o que mais me indgna é o conflito de interesses, se não houvesse isso o mundo seria bem melhor, talvez a culpa seja do capitalismo, talvez não, talvez no socialismo pudesse ser a mesma merda!

Bem estou indgnado!

? disse...

palmas pra pamy....
é isso ai, nao a alienação...
o mundo precisa de "moçinhas" como vc ...q se indignem com a pouca vergonha do nosso pais ou melhor das pessoas.. Falta "amor"[rs]nas pessoas... antigamente sinto que havia, uma maior indignação nos jovens,nas pessoas...q bom q a chama da indignação não se apagou, isso é muito bom.
(...)somos o futuro da nação(...) Renato

beijos

texto maravilhoso

? disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Realmente arvores sao importantes para o mundo, mas as algas se eu nao me engano "recicla" 95% do oxigenio, se nao for isso eh perto disso. E tenho uma coisa pra vcs lerem e ver q a ganancia do ser humano supera limites.

Quαndo α ultimα αrvore
tiver cαído ;
o ultimo rio tiver secαdo ;
e o ultimo peixe for pescαdo ;
αí vocês vαo entender, que dinheiro nαo se come !! ☆

Anônimo disse...

Textos muito bons, gostei, estão de parabéns e ganharam um fã, adicionei vcs nos meus favoritos pra visitar sempre. Pâmela, transmita aos demais.

Vagner (Shiga)