BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Epitáfio

Por favor:

~ Quem já pensou em fazer jornalismo, levante a mão;
~ Quem já escreveu uma história e/ou artigo que não mostrou à ninguém, levante a mão;
~ Quem já mudou a escolha do curso superior mais de 2 vezes, levante a mão.

Quantas vezes você ergueu a mão? Se você não a levantou nenhuma vez, não há necessidade de terminar de ler o post.

Há alguns dias uma questão foi levantada em um post pessoal assinado por Andára: você escreveria por dinheiro? E a reflexão que isso me causou foi maior, e eu a explano aqui: você trabalharia em algo por toda sua vida apenas por dinheiro?

A pergunta é complexa e a reflexão longa. Talvez você obtenha uma resposta rápida e objetiva: sim, não, claro, nunca, talvez, depende.

“Mas é claro que sim!” Afinal todos ambicionamos conforto e estabilidade. Um belo apartamento, um carro novo, tecnologia de ponta, roupas, viagens... Alguém recusa? Então o que haveria de mal em trabalhar por isso?

“Mas é claro que não!” Porque você é uma pessoa com princípios, correto? Onde ficaria a sua moral? Nós temos objetivos, desejos, sonhos, pessoas para encontrar e coisas para construir, sendo assim, o dinheiro não é importante, afinal, ele apenas serve para comprar coisas que achamos que queremos, mas sequer precisamos.

Em minha opinião, essa teoria anti-consumista até funciona, mas apenas até o momento em que o carteiro lhe deixa a primeira conta, então a situação muda completamente. Vivemos em um sistema que nos impõe regras, e sinto muito, mas você não irá mudá-las. Um dia, meu caro amigo capitalista, mesmo livre deste consumismo fútil você terá que pagar o aluguel, carro, cartão de crédito, gás, água, luz e o telefone, e em dado momento a ética toma segundo plano e as prioridades são outras. A vida é feita de prioridades. É axiomático.

Eu vivo este dilema. Quantas pessoas sobrevivem de cinema? De arte? De cultura? Vale à pena estacionar em um emprego ficando barrigudo e careca, porém estável? Vocês vivem este dilema, meus pais viveram esse dilema, meus filhos o viverão também.

Por fim, completo o pensamento dizendo que acredito que pagar o aluguel escrevendo sobre economia asiática quando você gostaria de escrever sobre arte, música e cultura não define quem você é, quem você quer ser, o que você quer para você mesmo e não significa que você traiu seus pensamentos, sua moral e seus princípios. O exercício é não se deixar levar totalmente pelos problemas asiáticos e sempre ter em mente (de forma metódica) os seus objetivos e o seu foco, porque se você perseverar, em algum momento eles acontecerão.

Algo que eu aprendi com o pouco de experiência que tenho é que: as coisas sempre acontecem, mas nunca da forma que você espera.

O que você vai fazer?

9 comentários:

Lipe disse...

O que fazer? Aproveitar a vida e ser feliz... Pois a unica certeza que temos é de que um dia a Lua e a velha darão as mãos e dançarão sobre nós...

Pan disse...

Escrever por dinheiro, pq eu MEREÇO tudo,pq eu sou Prime! xD

Enfim,eub já entendi @_@

Bruna O. disse...

_o/
_o/
_o/

Anônimo disse...

A parte do careca e barrigudo chamou bastante a minha atenção. Porém, não quero ser uma moradora de rua ><



*Deprê total depois de ler*

Unknown disse...

concordo depre...em

Convivier com sistema sim, aprender também, pensar como ele, um dia talvez, to tentando.


xP

rinan disse...

think about
think about
think about
think about

Anônimo disse...

Uma vez postei no meu blog que o que move mesmo o mundo é o dinheiro. E ponto!

Mas aí tu queres te mover com e como o mundo ou o quê?
Algo a se pensar né? ;)

Anônimo disse...

Bem você conhece essa história!!!!!
Um executivo, com o 2º maior salário do Brasil, homem culto, cientista social, administrador de empresas, professor de comunicação, biofísico, estrategista, pesquisador no campo da energia e inteligência artificial, autor de inúmeros livros, por achar que o mundo capitalista-consumista, não traz felicidade pra ninguém , que SER é muito mais importante do que TER, hoje passa por dificuldades, por acreditar que o mundo de certa forma seria complacente com os sonhadores. Infelizmente o Mundo (ser humano) não perdoa quem não tem a capacidade de gerar MONEY-BUSINESS. Bem vindo à realidade!!!!!! Que sua entrada na vida de GENTE GRANDE, não seja tão dolorosa!!!!!!!!!!!!
Faça e aconteça, corra atrás dos seus sonhos, mas não esqueça que é preciso TER para SER aquilo que você deseja.

? disse...

muito bom o post, entao eu sou meio doido, estudei quase 4 anos e estava certo q iria trabalhar na area exata, é mais o metamorfo aqui, foi levando e levando, e pensei: sera q é isso q eu quero passar a vida inteira na frente de um computador programando, advinha? não, nao é isso q eu quero...quero algo um pouco mais nobre...e entao estou indo pra humanas, como sempre, estou indeciso..rsrs

tenho um facinio pelas letras, mais adoro psicologia...entao estou [estou meio ???????]é o dilema.rsrs
mais é isso ai, oq importa é ser feliz!!!

abraçus