BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Velvet Goldmine

Marcas Technorati: ,,,

velvet2Purpurina, glam, sensualidade, pop arte, Rock e muito Rock em um dos melhores filmes jamais feitos.

Velvet Goldmine, um filme surpreendente e uma pseudo-biografia não autorizada, produzido em 1998 por Todd Haymes na Inglaterra. Feito sob medida para os fãs do Glam Rock, o filme baseado na tragetória de ídolos pop como David Bowie e seu personagem Ziggy Stardust, Iggy Pop e Oscar Wilde trás uma visão inusitada e que hipnotiza o espectador, mesmo que ele não conheça a história por detrás da trama.

velvet-goldmine-poster03Podemos dizer que o personagem principal, ou pelo menos o que encabeça toda uma influencia durante o filme, é Brian Slade (Jonathan Rhys-Meyers) livremente inspirado na tragetória de David Bowie e sua turnê, The rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, este um grande músico da época que encabeça o movimento Glam com muito brilho, unhas pintadas, maquiagem, androginia e Rock’n Roll. Brian em uma das primeiras cenas do filme forja sua morte no palco, muitos anos depois um jornalista, Arthur Stuart (Christian Bale), é forçado a reabrir o caso e fornecer uma matéria sobre a falsa morte de Brian Slade. O Jornalista no decorrer de suas descobertas passa a revivesciar suas experiencias com o Glam Rock e seus próprio envolvimento com os atos vividos pelos astros. No tear da trama estão Mandy Svelvet-goldmine01lade (Toni Collette) ex-esposa de Brian e Curt Wild (Ewan McGregor) que é um personagem inspirado em Iggy Pop e também um ídolo imensurável para Brian. Brian, Mandy e Curt envolvem-se de tal maneira com o Glam e o amor que torna-se  impossível saber o que é pela arte e o que é pelo amor e adoração.

A trilha sonora é fantástica, com participações de Tom York e Placebo, o que torna o filme ainda mais apaixonante e por que não real?

Muitos críticos olham o filme de modo visual, pois desde a cenografia à maquiagem tudo é muito perfeito, mas não é só isso que torna o filme imperdível, é também o fato das relações humanas serem tão estreitas e verídicas. Um filme surpreendente, mesmo para aqueles que não sabem o que é o tal Glam Rock, Bowie ou Pop.

2 comentários:

rinan disse...

vai pra lista vai pra lista /o/

Pan disse...

já disse que gosto de criaturas androgenas? *-*
Pois é, eu gosto =x