BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 2 de agosto de 2008

Bossa na OCA

50 anos de Bossa Nova, e assim comemora a OCA, com a exposição “Bossa na Oca”, a exposição tem toda a estética do saudosismo mixado à tecnologia de ponta. A exposição que vai até o dia 7 de Setembro, conta com varias ações interativas dentre ela estão varias Jukeboxes com muitos e muitos discos ligados à Bossa Nova, na Oca também estão expostos vídeos de grandes estrelas da época entre eles Tom Jobim, Vinicius de Moraes, entre outros... No andar superior há uma sala de um céu infinito e azul, aí é que você se engana, a abóbada do museu da OCA não tem um céu e sim um mar infinito e azul, mar que é palco para musicas extraídas de um disco no centro da sala e espalhada por vários alto falantes próximos aos ouvidos dos visitantes. A curadoria também teve o cuidado de colocar uma linha do tempo que não só conto o que houve na Bossa Nova como em coisas que aconteceram ao mesmo tempo como o lançamento de um disco do Rolling Stones, a exposição também conta com uma sala do silêncio, onde tudo o que se escuta é a musica que vem do seu coração, a sala tende a prepará-lo para ouvir melhor a Bossa Nova, fora que também há um café instalado dentro do museu e que traz bebidas com nomes que nos remetem ao tema da exposição.
A OCA conta com uma praia artificial criada no subsolo, a praia é uma releitura do calçadão de Copacabana onde a Bossa teve inicio, fora isso também há dez filmes curta-metragens feitos exclusivamente para a exposição e que tem o objetivo de dar uma explicativa e uma discutiva para o tema, porém na minha opinião o mais incrível é um palco, também encontrado no subsolo e que tem como objetivo reviver grandes Bossa-novistas e outros como Tomo Jobim, Ella Fitzgerald, Frank Sinatra, Elis Regina, Vinicius de Moraes, etc, todos cantando uma versão expandida de “Garota de Ipanema” canção que foi marco da Bossa Nova no Brasil e no Mundo, essa exibição é feita através de hologramas projetados em um palco, até que chega um momento que você pensa estar vendo os próprios nomes da Bossa alí na sua frente, simplesmente impressionante.
A exposição encontra-se no Pavilhão Engenheiro Lucas Nogueira (OCA) – Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/ nº, Portão 3. Os ingressos custam 20 reais a inteira e 10 a meia, sendo na terça-feira entrada gratuita, mais informações no fone (11) 4003-2050. Aproveite, pois não é sempre que a Bossa nova faz 50 anos.
“Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça, é ela menina que vêm e que passa, num doce balanço caminho do mar. Moça do corpo corpo dourado, do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que poema, é a coisa mais linda que já vi passar.” – Tom Jobim e Vinicius de Moraes – Grandes almas da Bossa Nova.

1 comentários:

? disse...

Otima exposição, No words... ganhei minha semana, depois que ouvi os versos do Tom & Vinicius, seus versos belos e tão melancolico, talvez seja por isso que adoro a bossa...kkk rs

como dizia nosso poeta aprendiz:

(...)pra se fazer um samba com Beleza é preciso um Bucado de tristeza, se nao, não se faz um samba não.

otimo programa, estou querendo ir denovo...Lembrando é até o dia 7 De Setembro

ABRAÇUS