BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 3 de agosto de 2008

Ocas" um projeto de vida.



Ontem – sábado - saí com a minha irmã. Destino ir a um brechó na Augusta, no meio do trajeto fomos parados por um homem, isso é uma coisa bem comum de se acontecer em São Paulo, a abordagem foi simples: - Um minuto da sua atenção. Eu estou vendendo uma revista chamada Ocas”... Eu interrompi-o, muito sem querer, mas interrompi-o: - Eu conheço o projeto, ele ajuda moradores de rua a ter uma nova perspectiva de vida e tal... aí foi a vez dele me interromper: - Como eu dizia, eu sou morador de rua, e como muitos outros não é isso o que quero pra mim, ficar pulando de albergue em albergue e depois viver pedindo, eu quero dignidade e por isso estou te oferecendo essa revista.
Pronto, aí nesse exato momento ele tinha ganhado a minha confiança, eu já havia lido sobre a revista Ocas” diversas vezes e sempre tive algo com moradores de rua, não piedade e sim vontade de enxergar o humano debaixo das caracteristicas de pedinte. E o projeto Ocas” tem realmente esse objetivo, interligar a vida das ruas à vida dos não moradores de rua e também de ressocializar o morador de rua e dar uma nova perspectiva de vida para ele.
O projeto completa 6 anos nesta que é a 60ª edição, e tem um objetivo bem claro que é o de tornar o morador de rua – que não tem muitas chances neste país onde a aparencia é tudo – um trabalhador digno e assim ele possa ter um contato diferente com a sociedade que não na atitude de pedinte e sim de vendedor não só de uma revista como também de uma idéia. Me surpreendi com outras informações, não tanto as que estavam na revista, mas principalmente as que o vendedor me disse, como a de a inclusão que a revista faz não é só no Brasil, como também é um projeto mundial. As informações sobre a associação com a International Network of Street papers encontra-se no site http://www.street-papers.org/. E sobre a revista Ocas” e seu projeto no Brasil é só clicar no site http://www.ocas.org.br/.
Noticias boas, relevantes e de conteúdo consciente, é assim que é feita a revista Ocas” e sinto muito orgulho de ter comprado a revista, pois me sinto mais informado, mais humano e sobretudo mais aberto a conceitos, e creio que essa seja a principal idéia da revista digniza não só o ser humano que vende a revista como o que compra, abrindo assim um canal de voz e pensamento entre as duas partes.
Sei que pouco pode mudar na nossa vida ao comprar uma revista, mas muito nos muda ao comprar uma idéia, e é exatamente isso o que a revista Ocas” vende, idéias, e com isso eu fico muito feliz, pois depois do que me aconteceu ontem é impossível que eu olhe para os moradores de rua com os mesmos olhos de antes.

2 comentários:

PamYs disse...

vi uma vez por cima tal

ótima mesmo, uma revista tão educativa, onde há vários temas abordados. muito boa mesmo, esses moradores de ruas, ontem muitos se expressam e uma forma de tirar um dinheiro nelas.

qm tiver a oportunidade compre-as são super baratas

Pan disse...

minha tia tem um monte em ksa =D
Só q as pessoas podiam dar mais atenção neh,vejo tanta gnt virando a cara quando eh abordado ._.