BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 6 de julho de 2008

Mais inteligentes são aqueles que não acreditam em Deus (?).

O polêmico psicólogo irlandês Richard Lynn, autor de diversos estudos das quais tira conclusões muitas vezes consideradas absurdas, está com mais uma nova pesquisa que defende a tese de que pessoas sem muita crença religiosa possuem um “QI” mais alto (e não, não estamos falando de “Quantidade de Ignorância”, mas sim de “Quociente de Inteligência”).

Os professores das Universidades Richard Lyyn de Ulster (Irlanda do Norte), Helmuth Nyborg da universidade de Arhus (Dinamarca) e John Harvey, com alguns estudos e pesquisas realizados anteriormente, chegaram a essa conclusão.

Num desses estudos realizados eles calcularam o grau de religiosidade dos países enquanto no outro eles calcularam o nível de QI de cada país. Num outro estudo eles usaram os jovens americanos em um teste de intelectualidade já considerando o grau de religiosidade que obtiveram anteriormente. Já na pesquisa usaram 137 países diferentes e sortidos, e compararam a média de Quociente de Inteligência, com a religiosidade, o resultado foi parecido com o resultado obtido com os jovens.

A população desses 137 países que não acreditam em Deus passa dos 20% com 23 países, e na grande maioria esses países foram os que apresentaram um nível de QI, mais elevado.

Para facilitar as coisas eles dividiram os países de alto nível de QI em grupos, no primeiro colocaram os países com pontuação mais baixa, logo viram que a população descrente não passava de 1,99%. No outro grupo os países de grande pontuação que variava de 87 a 108, e o resultado foi 16,99%.

Nisso eles apontam algumas exceções como Cuba (85 pontos no QI e 40% na totalidade dos não religiosos) e Viatnã (94 e 81%), onde há uma porcentagem de pessoas que não acreditam em Deus maior do que a de países com a pontuação de QI na média ou semelhante. Nisso os pesquisadores também supõem que esses países hoje são comunistas, logo, no que se decorreu a história houve fortes propagandas contra a crença religiosa. Outra exceção está nos EUA, onde o a pontuação de QI é alta (98), mas a população descrente é de 10,5% uma taxa muito mais baixa do que a registrada no noroeste e na região central da Europa (onde há altos níveis de QI e de ateísmo). Para essa explicação Lyyn diz que está na quantidade de imigrantes de países católicos como o México que tem programas para ajudar a manter os altos de religiosidade.

Lyyn admitiu, e afirma que: existem sim pessoas de altos níveis de QI e que possuem uma forte religião. Mas também diz que essas pessoas sofreram influência familiar ou pressão social, da qual o ensinaram sobre as crenças.

E diz também que não é de hoje que pesquisadores e estudiosos vem argumentando sobre essa tese, principalmente os dos Estados Unidos e os da Europa, das quais já se sabem sobre pesquisas como esta desde o começo do século passado, e para completar ele comenta à BBC “... As pessoas tendem a adotar uma atitude de acordo com a sociedade em que vivem. Hoje em dia, na Grã-Bretanha e em outros países europeus, não há tanta pressão da sociedade para que você acredite em Deus" diz. Também porque se formos observar, as pessoas de QI mais alto, podemos chamar de intelectuais (homenageando os torturados e mortos em nossa “repressão governamental”, Ditadura Militar, de épocas passadas, mas não esquecidas), tendem em questionar mais sobre tais coisas, e assim obter uma conclusão e resposta pessoal.

Outros estudiosos comentam sobre a pesquisa:
Como o professor Andy Wells professor de psicologia na London School of Economics, diz que a conclusão de Lyyn diz que "QI alto leva a falta de religiosidade".

Um artigo sobre a pesquisa será lançado em setembro pela revista Intelligence (Grã-Bretanha) uma revista que visa à contribuição para um “entendimento maior da inteligência”.

Seremos mais informais daqui até o final da matéria. “Editorial pessoal”
Eu (Bruno), pessoalmente como diria uma grande personagem dos poucos programas de televisão que assisto “prefiro não comentar” (muito embora, sejam muitos aqueles que já devem imaginar a minha opinião sobre isso. Mas como eu disse, elas imaginam), pois num mundo onde a igreja tem muita influência e muito poder sobre "todos", tenho medo de me expor, virar a esquina e então levar um tiro, ser seqüestrado, enforcado, queimado na fogueira... A mando de alguém (tudo bem, estou sendo radical, mas este é só um exemplo). Disso você pode extrair algo sobre o que penso sobre toda essa história não? hahausdhushd...
Mas lembre-se estamos discutindo sobre a pesquisa e não o conceito de acreditar ou não acreditar, aceitar ou não aceitar algo (ou alguém?). Não confundam as coisas.

Você Leitor de todos os dias (?)... O que pensa sobre isso? Concorda com a pesquisa? Sim? Não? Por que? Exponha-se mesmo que de forma discreta (como eu (?)).

.

NOTÍCIAS DO MCFLY \o/ (suppa resumão)

- Confirmado shows em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (já havia falado disso? Desculpa ai galera estou meio confuso, é mta notícia boa pra minha cabeça xP) ;
- Data de chegada dos meninos na nossa tão querida (?) terra.. 09/10/2008;
- Não há datas nem locais de shows confirmados, ainda (qualquer informação, terei a resposta e não hesito de lhes informar);
- Lançado o clipe do single One For The Radio para assistir clique no link á
SEGUIR ^^’ ;
- Tom, cita os shows do Brasil durante entrevista.


Meus agradecimentos e créditos deste post/matéria vai para o tio SebãoDudu ^^' e ao MCFLY ADDICTION (sempre), as cores do post é 'uma suppa homagem' para o Jimmy (pronto Jam, tá feliz? -_-'). Eu faço um apelo, votem em mim para o Descolater mais sexy ;D meu álbum do orkut é este AQUI, e vc pode estar conferindo lá. (merchan-merchan), bjusmeliga ;D.


COMENTE, Não lhe fará mal algum! ^_^'



.

5 comentários:

Reeee disse...

Hey bruuuuuuuniiinhhh!
Vou dizer o que acho dessa pesquisa: Ooooh! Na realidade, eu tenho uma explicação lógica para isso. Quando as pessoas estudam, informam-se das coisas que ocorrem no planeta e ao redor dele, leem e adquirem conhecimento, elas ficam mais propícias para contestar as afirmações que muitos crentes fazem. Por isso, eu acho que em certa parte a pesquisa tem até um fundamento, saca?
Bem eh isso.

Você eh um fofo, Bru ;* /o/

Reeee disse...

hey bruninh... se meu comment não foi, aqui estou eu de novo \o

só queria dizer que esse matéria principal soou como um "ooooh" para mim ^^ eu tenho uma explicação lógica para isso: pessoas mais informadas, que se ligam no que acontece no planeta e ao redor dele, que são bem instruidas e blá blá blá... estão mais propícias a constestar a bíblia e os crentes e tudo isso...
entao... bem, essa pesquisa tem até que lógica em certa parte ;D
mas sei lá... tem louco pra pesquisar tudo, né?

bjuh, bruninh.. te adorooo!

Anônimo disse...

ÃÃÃÃ~Digamos q eu nao sou um relegioso nato, prefiro acreditar em min msm do q acreditar em deus, nao critico quem acredita, mas acho q cada um tem a opcao de fazer sua propria eskolha, nao gosto de pessoas q vem me falar de religiao com intuito de tentar me fazer acreditar em deus, odeio isso, e odeio mais ainda akeles safados q se aproveitam de seus fieis para digamos fikar rico, eu nao vou falar tudo q eu penso aki se nao da pra criar outra materia.




O Importante eh o seguinte, se a pessoa acreditar em si msm e estudar mais, assistir mais jornais e coisas do tipo eh bem melhor do q ir pra igreja, a nao ser q essa pessoa goste de acreditar em deus ^^

heRr.. ßrunin'nhÓvsK disse...

pois bem Cabalénha falô tudo mano! ^^' ou então vir ler o The Descoalters Magazine!



por isso q eu torço pro Corinthians! *___*

nunca vou te abandonar!

(?)

ASUdhaisuhdiuashd

Lipe disse...

Hey, a religião não emburrece, creio que se bem administrada ela pode trazer muitos beneficios. só que se mal admnistrada ela tapa muito os olhos e ai o Q.I. baixa... pesquisa interessante, mas como bom não religioso é melhor pensar duas vezes antes de acreditar.