BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

terça-feira, 27 de maio de 2008

Você se orgulha do seu pré-conceito?

O tema do dia é a 12ª parada do orgulho GLBT da cidade de São Paulo. Não! Não estou com nenhuma vontade de escrever sobre a parada. Sabe, a parada foi super legal, e os organizadores disseram ter mais de cinco milhões de pessoas (embora a prefeitura conte apenas três milhões e meio) as pessoas super do bem, mas nada de surpreendente aconteceu nessa parada, fora alguns furtos inconvenientes como os do ano passado.
Hoje a minha vontade vai ter que fluir porque eu pensei em realmente falar da parada, mas após um filme do Almodóvar, um salgadinho vegan (delicioso por sinal) e muita gente bonita passando para todos os lados da Av. Paulista.
Pensando nos milhares de temas que eu queria escrever resolvi por um ligadissimo ao que eu não quero nem comentar. Eu me espantei em abrir o jornal no sábado e dar de cara com um texto que dizia “Preconceito contra gay dobra na internet”, vivemos em um país em que a parada do orgulho GLBT praticamente dobra todo ano e nesse mesmo país as paginas na internet com conteúdo altamente homofóbicos crescem 166%. Lindo de se ver? Não! No primeiro quadrimestre deste ano foram registradas 931 paginas com conteúdos preconceituoso com foco em homossexuais ante 350 no mesmo período do ano de 2006. E o maior líder de tudo isso são páginas no Orkut, o nosso fiel amigo Orkut, com elevação de 294 para 880 páginas em um total de 200% de aumento. Hoje como o preconceito com homossexuais tem se tornado uma coisa politicamente incorreta as pessoas procuram lugares mais mascarados pra poderem botar as asinhas de fora, aí é que aparece o Orkut e outros sites da internet onde é possível criar “fakes” e sentar lenha em qualquer outro grupo seja ele distinto em cor, raça, sexo, sexualidade, religião, origem (etc).
O preconceito tem a cada dia mais se tornado uma doença, muitas vezes hereditária, onde as pessoas acabam contaminado as outras com seus pré-conceitos de algo que não seja a sua auto-imagem refletida. Desde criança nós já ouvimos dos nossos parentes que boneca é coisa de menina ou mesmo de bichinha, que quem é negro é pobre ou ladrão, que quando passarmos perto de um pobre devemos tomar cuidado para não sermos assaltados... e depois que crescemos nós percebemos, ou não, que aquilo que nos diziam na infância, ou mesmo eu qualquer outra época da vida, não passa de um mero preconceito e que um homem não deixa de ser homem por usar rosa, que existem muitos negros ricos e mais humanos que muitos brancos pré-conceituoso que na pobreza está a humildade de muitos que mesmo passando a maior das dificuldades nunca pensou nem em roubar um único pão.
Agora confrontemos as situações, quem é mais injusto um homossexual ou o seu opressor? Quantos gays não apanham quando contam ao pai que é gay? O pai vem logo pensando que o filho vai querer usar uma saia, uma peruca, e aí o preconceito vence mais uma vez com sua mão pesada e sua falsa moral esmagadora. O que um homossexual faz de mal para a humanidade? Nunca descobri, e se alguém tem alguma ideia pelo amor de Deus coloque-a em debate. Já alguém com pré-conceitos acaba prejudicando a vida de seu oprimido, seja de maneira verbal ou mesmo física, e cá entre nós quem gosta de ser oprimido? Quem quer viver uma mentira eterna? Creio que a resposta está mais clara do que qualquer um imagina.




Algum dia o preconceito deixará de existir, mas até lá vamos fazer o melhor para evita-lo ao máximo, eu comecei fazendo a minha parte, eu denunciei!


3 comentários:

Pan disse...

Gostei do artigo, afinal, esse é um tema que está ai e as pessoas se negam a ver, mas infelizmente é a realidade, espero que as pessoas tomem consciência de que preconceito não está com nada. ¬¬

Só uma coisinha Lipe, o blog está ficando muito voltado a um so público né,por favor,não fique preso a somente esses temas,afinal é um blog para todos certo!

^^

Lipe disse...

Foi isso que eu disse... eu não queria falar disso, mas eu me choquei... semana que vem nada de GAYs eu prometo!

PamYs disse...

Felipe

Meu primeiro comentário sobre sua matéria.
Você colocou bem o preconceito, não só de sexualidade, mais há vários e cada vez mais é falado.
Mas aparecem mais preconceituosos.

Parabéns...é grave e deve ser reforçado!